Paixão por Vencer – Jack Welch

Lendário CEO da GE, Jack Welch, dá dicas simples e diretas de como encarar a liderança, os concorrentes e a carreira.

Confesso que este livro esta comigo desde 2017 ou 2018, não me recordo exatamente. Comprei numa época que eu questionava muito o meu papel como liderança de uma empresa que eu trabalhei. O livro sempre foi bem indicado, mas o tempo foi passando, fui lendo outras coisas, até que finalmente peguei pra ler e devorei.

O livro tem 4 grandes blocos e achei interessante essa divisão, embora a qualidade desses blocos seja muito diferente.

O 1o bloco é sobre a base e tem 4 capítulos: Missão e valores, franqueza, diferenciação, manifestação e dignidade. São bons assuntos para começar, destaco o capítulo de franqueza. A franqueza mantendo o respeito é essencial para um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Um dos valores da minha empresa é a ‘Franqueza radical’, termo popularizado pela escritora Kim Scott no livro ‘Radical Candor’. Na nossa empresa é assim: “Acreditamos que a franqueza é a chave para um relacionamento saudável entre seres humanos focados em atingir objetivos em comum, sempre de maneira respeitosa e direcionada para a evolução pessoal e do time”.

O 2o bloco ele trata de quando você está em uma posição de liderança e são 6 capítulos. Esse bloco foi o que eu mais gostei. Os capítulos são: Liderança, Seleção de Pessoal, Gestão de pessoas, Quando os caminhos bifurcam, Mudanças e Gestão de crises. Acho que os 4 primeiros gostei bastante, pois eu lembrei de momentos que eu fiz ou pensei como ele, achei muito bom. Esta em posição de liderança, no começo, é bem complicado. Seu gestor tem expectativas em você relacionado a estratégia a longo prazo mas espera que você e seu time executem no dia-a-dia. É um grande desafio.

O 3o bloco é sobre concorrentes e achei bem chato. São 5 capítulos: Estratégia, Orçamentos, Crescimento orgânico, Fusões e incorporações e Seis sigma. Achei tão chato que só lembro que orçamento é bom mas não precisa ir na vírgula e o problema de ter meta em cima disso e que o seis sigma é bom.

O 4o grande bloco é falando de carreira em si. Eu achei médio, devido do meu momento de vida. Talvez se eu fosse empregado aproveitaria melhor as dicas. Os capítulos são: O emprego certo, Ser promovido, Enrascada e Equilíbrio trabalho-vida. O lance de equilíbrio é complicado, pois cada um enxerga o equilíbrio de uma forma. Assim como ele, eu acredito que cada um sabe o seu limite e as coisas que abre mão ou não. Por exemplo, ele acha ruim quem não encara a empresa como a coisa mais importante da vida. Eu coloco a minha família sempre em primeiro lugar. Já perdi uma vaga de ser CTO por não querer ir para São Paulo todos os dias e tudo bem. Quando eu fazia entrevista de emprego eu deixava claro minha posição com relação a hora extra e já estava combinado.

É um livro que eu gostei de ler, indico e achei desnecessária a parte dos concorrentes. Se você é liderança é possível que o 4o bloco não seja tão bom, mas vale a pena mesmo assim.

É um livro de 2005 e difícil de achar em português, mas as vezes tem, confirme aqui. Na versão pdf ou formato digital é mais fácil encontrar em inglês que pode ser encontrado aqui.

Um aviso, um amigo está montando um serviço de modelo de currículo que se você estiver pensando em algum transição vale a pena conhecer.

Deixe uma resposta